terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As surpresas de sempre no Oscar 2011


Hoje, por volta das 11:30 da manhã, os cinéfilos estavam de plantão por conta da tão aguardada lista dos indicados ao Oscar 2011. Como de praxe houve surpresas e injustiças. Quem esperava que A Rede Social fosse monopolizar as atenções com várias indicações viu os longas O Discurso do Rei e Bravura Indômita  ( ambos inéditos no Brasil ) roubarem a cena com 12 e 10 indicações respectivamente. Não que com isso o longa sobre a polêmica criação do Facebook e suas 8 indicações deixe de ser o favorito. Ainda em cartaz no Brasil, A Rede Social, ganhou diversos prêmios - incluindo o Globo de Ouro - e os elogios que recebeu não o destinam ao rótulo de azarão. Vale lembrar também que em 2009 O Curioso caso de Benjamim Button só ganhou 3 das 13 estatuetas indicadas. Ou seja, muitas indicações não são certeza de vitória nem favoritismo ao O Discurso do Rei e Bravura Indômita.

Depois de emagrecer 9 quilos para viver a perfeccionista bailarina Nina no polêmico Cisne Negro , Natalie Portman deve mesmo levar o Oscar de Melhor Atriz. Ela é a favorita e parece que não será dessa vez que a veterana Annette Bening levará uma estatueta para casa - apesar de até ter chances por sua atuação no (também) polêmico " Minhas mães e meu pai " . A primeira indicação do inglês Colin Firth ( por O Discurso do Rei ) e a primeira indicação do americano Jesse Eisemberg ( por A Rede Social ) deve bipolarizar o Oscar de Melhor Ator mas Colin já derrotou Jesse no Globo de Ouro, o que lhe dá algum favoritismo. Surpresa foi a indicação do espanhol Javier Barden ( por Biutiful, filme que também aparece  na categoria de Melhor Filme Estrangeiro). O ator, que acumula sua terceira indicação, entrou no lugar de Ryan Gosling ( preterido por sua atuação em Blue Valentine ).

Andrew Garfield ficou de fora na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O novo Homem Aranha viveu o brasileiro Eduardo Saverin em A Rede Social, foi um dos destaques do filme, ganhou uma indicação ao Globo de Ouro mas ficou de fora da disputa. O prêmio nessa categoria deve ir pra Christian Bale ( por O Vencedor ). Mesmo assim terá Brasil na festa. Foi indicado Lixo Extraordinário de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do  lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) onde cerca de 15 mil pessoas ganham a vida trabalhando no local. O filme  concorre ao Oscar de Melhor Documentário. O filme  Lula - O Filho do Brasil  - apesar de todo lobby - ficou de fora já nas eliminatórias e sem Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas - vencedor do Festival de Cannes ano passado - representando a Tailândia na dispusta, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deve ficar com o mexicano Biutiful.







PS : Dia 27 de fevereiro saberemos os vencedores. A Globo e a TNT irão transmitir a cerimônia de entrega.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário