sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cai o último " faraó " do Egito



 

Após 18 dias de intensa pressão popular, o faraó Hosni Mubarak cedeu. Aos 82 anos e há quase 30 anos no poder do Egito, Hosni Mubarak deixa, enfim, a presidencia. Desde o dia 25 de janeiro que os egipcios iniciaram manisfestações contra o ditador. "O presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu deixar o cargo de presidente da república e encarregou o Alto Conselho Militar de cuidar das questões de Estado", disse Omar Suleiman, vice presidente do país. A declaração foi seguida por um  forte júbilo popular. As primeiras informações do dia davam conta de que Mubarak havia partido com a familia para o balneário de Sharm el Sheij, no Mar Vermelho. Na noite de ontem, em discurso na TV, Mubarak avisou a todos que pretendia continuar no governo até setembro mas que iria transferir os poderes ao seu vice.

Noticias informam que cerca de 300 mortos e 5 mil feridos em razão dos protestos.O movimento popular contra Hosni Mubarak teve inspiração na revolta que pôs fim a era Zine El Abidine Ben Ali, que ditava as regras e o poder na vizinha Tunisia havia 23 anos. A queda de Hosni Mubarak logicamente teve repercussão internacional e vários lideres se expressaram. " Renuncia é só o inicio " disse o presidente americano Barack Obama e governo brasileiro declarou que espera que a transição política no Egito ocorra em clima de "respeito" às liberdades e em um "ambiente de paz e tranquilidade". Para piorar mais ainda a situação do agora  ex-presidente, a Suiça já anunciou que congelou  suas contas bancárias. - segundo o jornal britânico The Guardian a fortuna de Hosni Mubarak contida nessas contas pode chegar a US$ 70 bilhões. O porta-voz do governo suíço, Lars Knuchel não revelou a quantia que estaria depositado nas contas. 

O Faraó Quéops esteve no poder do Egito antigo por 23 anos e o Faraó Ramsés O grande governou por aproximados 67 anos. Hosni Mubarak - que  não mandou construir pirâmides - ascendeu ao poder em 14 de outubro de 1981 e esperava deixar a presidencia nas mãos do filho, Gamal Mubarak. Salaam Egito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário